sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O CRISTÃO VERDADEIRO DEVE PROCURAR FAZER AMIGOS

Em Provérbios 27:10 está escrito: "Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe".
O cristão deve ter amigos não cristãos ou deve isolar-se do mundo, a fim de manter-se afastado das más influências? Não. O cristão deve ter uma paixão sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir. Seu maior desejo deve ser uma vida de santidade, e ser aceito por Deus. Para isso, deve viver para Deus, adorá-lo, obedecer-lhe; opor-se ao pecado e apegar-se à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generoso com o próximo na prática de boas obras, imitar a Cristo, segui-lo, servi-lo, andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle. Deve apresentar a Deus, o seu corpo como morto para o pecado e como templo do Espírito Santo (Rm 12.1,2). A missão do cristão é ser o sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13,14). Por isso, Jesus, na oração sacerdotal, pediu ao Pai: "Não peço que os tires do mundo; mas que os livres do mal" (Jo 17:15). Quantos cristãos foram usados como instrumentos para a conversão de parentes, amigos e colegas! Quantos estão na igreja, hoje, pela influência de um amigo!
O cristão verdadeiro deve procurar fazer amigos, vendo nisso uma oportunidade para testemunhar a sua fé, partilhar a palavra da Vida, transformá-lo pelo Evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Foi assim que Jesus fez com Seus apóstolos e discípulos. "Não abandones o teu amigo", diz Provérbios 27:10. Porém, deve estar bem firmado na Palavra, tendo uma base sólida, edificada na rocha, que é Cristo, para não ser ganho pelo mundo (Mt 7:24,25).
Seu coração está aberto às pessoas independentemente de raça, classe social, grau de instrução, idade e tipo físico? Aberto aos que pensam diferente de você, em qualquer área: religiosa, política, profissional?
Quanto mais tempo dedicarmos aos outros melhor. Estaremos exercitando o altruísmo e nos livrando do egoísmo. Mas que seja um tempo com qualidade, proveitoso e enriquecedor. Para o amor, é quantidade com qualidade. Por mais que se ame, nunca se ama demais! Deus é amor. Os cristãos verdadeiros devem, com muito zelo, buscar as coisas do Espírito, para que, assim equipados, possam ajudar, consolar e abençoar o próximo neste mundo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

COMO VENCER O MAL

Texto bíblico: "Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro". (I João 4:4-6)
Aqueles que são de Deus possuem uma fé que envolve a pessoa de Deus e Suas promessas.
Aqueles que verdadeiramente são de Deus descansam em perfeita segurança e não são levados por qualquer vento de doutrina.
Numa sociedade pós-moderna, marcada pelo relativismo, como permanecermos firmados na verdade e vencer o mal?
l. CHAMADOS PARA TER CONVICÇÕES
Como cristãos, nós somos chamados para ter convicções "Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo". Nós deveríamos estar convictos sobre certas doutrinas da fé. Nós deveríamos estar convictos sobre aquilo que a Bíblia diz. E estas convicções são produzidas em nós pela Palavra de Deus.
Em 2 Timóteo 3:14-17, Paulo encoraja a Timóteo e a nós também para que nossas convicções estejam baseadsas na Palavra de Deus, a Bíblia. Ele encoraja Timóteo a construir a sua fé em uma vida de convicções. Paulo diz que a própria salvação de Timóteo estava arraigada e alicerçada na Palavra. O Espírito Santo, ao falar através da Palavra, conferindo-lhe virtude, eficácia, majestade e autoridade, proporciona-nos o testemunho em torno do qual gira a nossa fé,
Não há nenhum modo de você e eu podemos ter uma revelação viva, contínua, pessoal, viável, crescente com Jesus Cristo à parte da Bíblia. O único Jesus que você e eu podemos realmente conhecer é o que Se revela a nós pela Palavra dEle. Nós temos que estar arraigados e fundamentados nela.
O próprio Senhor Jesus, orando por Seus discípulos, rogou ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).
Aqui é muito importante o equilíbrio entre a Palavra e o Espírito, pois a Palavra sem o Espírito gera formalismo e o Espírito sem a Palavra gera misticismo.
Podemos dar graças a Deus, pois o Espírito que em nós habita ilumina as nossas mentes para compreendermos a Palavra, para construirmos padrões sólidos de doutrina e, assim, vencermos todo falso ensino.
2. SEGUINDO, NÃO PELA POPULARIDADE, MAS PELA VERDADE
Nos versículos 5 e 6, João usa de sua autoridade apóstolica ao afirmar: "Nós somos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve...". Há uma correspondência entre a mensagem e o ouvinte. Reconhecemos o povo de Deus porque ele ouve a Palavra de Deus.
Nos dias de João, os falsos profetas eram ouvidos por aqueles que não pertenciam a Deus, mas ao mundo. Como os falsos profetas também eram do mundo, sua mensagem era bem aceita, fazendo crescer sua popularidade.
Um professor de Seminário sempre nos lembrava que, para Deus, vale mais a nossa significância do que o sucesso que podemos ter. No mercado evangélico, fazem sucesso aqueles que extraem da Bíblia o que é agradável. Promessas? Ótimo. Conforto? Ótimo. Esperança? Excelente. Sim, isto também precisa ser pregado, mas...aqueles que pregam sobre pecado, arrependimento, hummm! Mudou o assunto. Falar de consagração, dedicação, honestidade, envolvimento, desprendimento, obediência, amor ao próximo não dá "ibope".
Os primeiros são populares porque suas palavras encontram eco nos corações de todo mundo, e porque o entretenimento que oferecem diverte todo mundo. É o que o mundo quer ouvir. Certamente, se o profeta Jeremias tivesse endossado esta filosofia, seus conterrâneos não lhe fariam ameaças de morte (Jr 11:19-23); sua própria família e amigos não conspirariam contra ele (Jr 12:6); não o teriam colocado no tronco (Jr 20:1-2).
3. SEGUINDO A VERDADE EM AMOR
É por meio do Espírito Santo que podemos vencer o mal que há no mundo, inclusive o pecado, satanás, provocações, tentações, tristezas, perseguições e falsos ensinos, e podemos então vitoriosamente cumprir a vontade de Deus para a nossa vida seguindo a verdade em amor, e crescendo em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Vamos abrir as janelas de nossas almas para que sopre nelas o ar fresco da verdade, para que o Espírito torne clara nossa visão e aprofunde nossas convicções; para que, instruídos, reavivados, revigorados, quebrantados até o arrependimento pela Palavra, sejamos elevados até a mais firme segurança: maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CLAMOR PELA PAZ

Marcel Reich-Ranicki afirmou: "Atrás das sátiras escondem-se ódio e raiva, atrás do humor há dor e melancolia". A isso poderiamos acrescentar: atrás das manifestações pela paz mundial esconde-se a falta de paz pessoal de muitos participantes.
Ouvindo as notícias, percebe-se que a política mundial não avançou em relação à promoção da paz. Aliás, nem deveríamos esperar por isso, pois paz significa mais do que ausência de guerras.
O fato de que, quase 60 anos ao após a II Guerra Mundial, prosseguem continuamente os conflitos e guerras, mostra que o homem não ficou mais sábio ou melhor durante os séculos. Percebe-se também que ele nada aprendeu da História, nem evoluiu para um suposto nível superior. Continuam existindo tiranos cruéis, ditadores sem consciência, líderes políticos sem escrúpulos e nações que se deixam enganar. Nesse aspecto, a situação continua igual à do antigo Egito ou Babilônia de Nabucodonozor. Apenas as circunstâncias são mais modernas.
Numa visão dada por Deus, o profeta Isaias viu um mundo vindouro em que haverá paz. É interessante que Isaias afirma que o Reino da Paz será trazido e mantido por um Menino. Isaias falou profeticamente do Filho como o Príncipe da paz, que também é Deus, ou seja, de Jesus Cristo: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz; para que se anuncie o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e firmar mediante o juizo e a justiça, desde agora e para empre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".
O mundo clama e anseia por paz. Centenas de milhares de pessoas enchem as ruas em manifestação pela paz. As conferências de paz sucedem-se. Mas, quantas dessas pessoas que defendem a paz têm paz com Deus no próprio coração? Quantos desses manifestantes têm paz na própria casa, em seu matrimônio e em sua família? Quantos desses defensores da paz mundial têm desavensas no local de trabalho e brigas com os vizinhos? Onde começa a Paz? Na casa Branca em Washington, na ONU, em Bruxelas, em Israel ou no Iraque?
A paz baseia-se na justiça, como ensina a Bíblia: "O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre". Somente onde impera a justiça torna-se possível a paz. Onde, porém, não há justiça, nunca pode haver paz duradoura. O mundo está muito distante da paz, porque é dominado pela injustiça.O que, porém, é justiça? O próprio Jesus Cristo é a Justiça em pessoa, pois está escrito: "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção".Conseqüentemente, a paz verdadeira e duradoura é possível apenas através de Jesus Cristo.
Somente com a volta do Senhor em poder e glória a justiça e a paz dominarão em Israel e no mundo: "Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra".
Quando, finalmente, teremos paz? Quando tiver sido destruído o último missil?
Haverá paz somente quando os homens entenderem que não são as armas, mas, eles mesmos, que provocam a falta de paz.Haverá paz, finalmente, quando Jesus, o Príncipe da Paz, puder produzir paz em nossos corações.
Aqueles que confiam sua vida inteiramente a Jesus, a Bíblia promete: "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus".
Se você ainda não O aceitou como seu Senhor e Salvador,faça isso agora mesmo! (Norbert Lieth).
Artigo publicado na revista Chamada da Meia Noite - maio de 2003.

O PODER DA PALAVRA

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.Não deis lugar ao diabo.Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem". (Efésios 4:24-29)
Precisamos parar para pensar sobre os perigos e males que uma conversa maldosa pode causar como efeito nagativo ao povo de Deus e ao testemunho da Igreja do Senhor Jesus no mundo.
Temos que tomar muito cuidado com o que pensamos, pois a nossa vida é dirigida pelos pensamentos verbalizados por meio das palavras que proferimos. É incrível a diferença que uma simples palavra ou ação faz em nossas vidas. Com pouco esforço podemos aliviar o fardo daqueles que estão carregando o peso do mundo, ou torná-lo ainda mais pesado.
Vejamos alguns motivos que têm levado as pessoas a se afastar umas das outras:
1. O MAU USO DAS PALAVRAS
Boa parte dos problemas de relacionamentos que surgem dentro das nossas igrejas (e fora dela também) tem origem na falta de cuidado com o que falamos. Somos muito rápidos em abrir nossa boca e acabamos negligenciando a sabedoria que existe em refletir antes de falar "A morte e a vida estão no poder da língua..."(Pv 18:21), "Assim como não é bom ficar sem saber o que fazer, peca aquele que age precipitadamente" (Pv 19:2).Você pode pensar em palavras que já disse que machucaram profundamente alguém? Você se lembra de alguma vez em que uma simples palavra de encorajamento provocou a cura de feridas profundas? Lembre-se do que Tiago fala sobre o podr da língua para destruir ou sarar (Tg 3:9-12).
2. O MAU EFEITO DAS PALAVRAS
As palavras têm o poder de criar situações, de modificar ambientes, de alegrar, de entristecer, de aproximar ou afastar as pessoas. Podem significar a valorização de alguém ou a sua completa desmoralização.Nossas palavras têm poder incrível para dar vida ou morte. Podem ser placas sinalizando o caminho para a vida eterna, ou podem encaminhar pessoas direto para o inferno.
3. O MAU CONTROLE DAS PALAVRAS
Se deixarmos as palavras saírem sem qualquer tipo de controle, poderemos nos arrepender logo depois; uma vez faladas, as palavras percorrem os seus próprios caminhos, saem do nosso controle e produzem efeitos para os quais não estamos preparados.
Tenha cuidado comn o que você diz, pois as suas palavras podem estar distanciando os irmãos uns dos outros. "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo". (Pv 16:24).
Que nossas palavras sejam para atrair pessoas para Jesus e que o uso da nossa língua seja para encorajar, nunca para desanimar.

O HIPÓCRITA É UM ENGANADOR

Em Lucas 12:1-2 lemos: "Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido".
Nestes versículos, Jesus condena a hipocrisia dos fariseus e adverte seus discípulos a se precaverem contra esse pecado na sua própria vida e ministério.Hipocrisia é a pessoa fingir ser aquilo que não é, por exemplo, fingir em público ser cristão piedoso e fiel, enquanto, na realidade, acalenta pecados ocultos de imoralidade, cobiça, comcupiscência e outros mais. O hípócrita é um enganador, em se tratando da retidão prática.
Uma vez que a hipocrisia envolve viver a mentira, isso faz do hipócrita um cooperador e aliado de satanás, o pai da mentira "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira".(João 8:44). Quem não tem a verdade, revela a real condição do seu coração, se opõe a Deus e permanece fora do reino dos céus.
Jesus adverte seus discípulos de que toda a hipocrisia e pecado oculto serão descobertos; no dia do juízo (Ap 20:12).
Aquilo que é feito secretamente, será revelado abertamente em alguma ocasião.A hipocrisia é um sinal de que a pessoa não teme a Deus, nem possui o Espírito Santo com sua graça regeneradora. Quem permanecer nessa condição, revela que ainda não nasceu da água e do Espírito (João 3:5) e está sob a influência de satanás, como seu pai espiritual.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FAZEI O BEM AOS QUE VOS ABORRECEM

Toda vez que alguém nos prejudica, somos tentados a nos afastar dessa pessoa, por questões de preservação. Lá no fundo, ainda que não alimentemos um sentimento de vingança, fica aquela vontade de ignorarmos a pessoa. Mas isso é um desejo da carne e o Espírito de Deus nos orienta a fazer exatamente o contrário.Em Lucas 6:27 e 28 está escrito: "Mas vós, que ouvis, digo: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam."
Nestes versículos, Jesus nos ensina como devemos conviver com outras pessoas. Como discípulos de Jesus temos a obrigação de cumprir as exigências que Ele expõe no texto acima citado.Amar os nossos inimigos não significa um amor emotivo, isto é, de ter afeto por eles, mas, sim, uma genuina solicitude pelo bem e pela sua salvação eterna. Uma vez que sabemos da terrível ruína que aguarda os que são hostis a Deus e ao seu povo, devemos orar por eles e procurar pagar-lhes o mal com o bem, levá-los a Cristo e à fé do Evangelho Verdadeiro.Não é nada fácil responder o mal com o bem. Mas foi esse o ensinamento de Jesus. Mortificar a carne é exatamente isso: segurar os próprios impulsos da alma e fazer o que é reto diante de Deus, ainda que você se sinta impedido. Vença as suas próprias limitações.

sábado, 2 de agosto de 2008

DEUS NÃO FAZ PROPAGANDA ENGANOSA

Em I João 4:1 está escrito: "Amados, não creais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."
Alguns de nós talvez já tenhamos ficado chateados quando fomos a uma loja aproveitar uma promoção especial e descobrimos que tinha acabado. De maneira semelhante, é comum encontrarmos pessoas decepcionadas de algum pregador lhes oferecer prosperidade, se exercerem fé dando, indiscriminadamente, dinheiro à igreja ou ministério. Decepcionam-se porque, mas cedo ou mais tarde, a grande maioria descobre que não recebeu o prometido: continuam desempregadas, a doença insiste em permanecer, o relacionamento familiar está deteriorado, etc. O que acontece?
Cremos que Deus pode fazer qualquer coisa, inclusive reservar para Si o direito de ser Deus e fazer todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade. Deus não faz propaganda enganosa, mas alguns pretensos líderes espirituais decidiram fazer "promoções" que Deus não está oferecendo.
Como distinguir as várias influências enganosas de nossos dias e desfrutar de uma genuína comunhão com o Deus amoroso?
Antes e depois de você ter lido a Bíblia, ore fervorosamente a fim de que o Espírito, que a escreveu, explique-a para você e o guie à verdade. Assim, não estaremos sujeitos aos enganos e às propagandas enganosas do evangelicalismo de nossos dias e seus falsos profetas. Não dê crédito imediato a tudo o que você ouve, mas submeta ao crivo da Palavra de Deus. Não seja como a avestruz que engole tudo o que lhe parece interessante.
Aquele que crê em tudo está tão longe de Deus quanto aquele que não crê em nada.
Firme-se em uma igreja bíblica, que busca aplicar a Bíblia em seu dia a dia. Não ande "peregrinando" de igreja em igreja.