segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Deus não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. Não veio sobre vós tentatação, senão humana, mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também escape, para que possais suportar" (I Co 10.12-13).

Os israelitas, como eleitos de Deus, pensavam que poderiam entregar-se, sem perigo, ao pecado, à idolatria e à imoralidade; porém, foram julgados. Assim também, os "coríntios", da atualidade, que acreditam que podem viver satisfazendo os desejos da carne, devem se dar conta de que o juízo divino também os aguarda, caso não abandonem esses pecados.
O cristão professo não pode justificar seu pecado com a desculpa de que ele simplesmente é humano e, portanto, imperfeito, e que neste mundo todos os cristãos nascidos de novo pecam por palavras, pensamentos e ações. Paulo assegura aos coríntios que nenhum cristão precisa cair da graça e da misericórdia de Deus.
O Espírito Santo afirma explicitamente que Deus concede aos seus filhos graça sufuciente para vencer todas as tentações e, assim, resistir ao pecado. A fidelidade de Deus expressa-se de duas maneiras: (a) Ele não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar; e, (b) Ele, ocorrendo a tentação, proverá os meios de a suportarmos e vencermos o pecado.
A graça de Deus, o sangue de Jesus Cristo, a Palavra de Deus, o poder do Espírito Santo que em nós habita e a intercessão celestial de Cristo proporcionam poder suficiente para a guerra do cristão contra o pecado e contra as hostes espirituais da maldade.
Se o cristão se entrega ao pecado, não é porque a graça divina é insuficiente, mas porque ele deixa de resistir, pelo poder do Espírito Santo, a seus próprios desejos pecaminosos. Deus, com "o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade"; e, pela salvação concedida por Cristo, podemos "andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra...corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória em toda a paciência e longanimidade, com gozo". Podemos "suportar" toda a tentação e "escapar", se realmente desejarmos assim fazer, na dependência da fidelidade e do poder de Deus.

Jeus o abençoe ricamente

Pr. Lauro Cabral

Nenhum comentário: