segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Deus é um Deus zeloso

Texto bíblico: "Guardai-vos de que vos esqueçais do concerto do SENHOR, vosso Deus, que tem feito convosco, e vos façais alguma escultura, imagem de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus proibiu. Porque o SENHOR, teu Deus,é um fogo que consome, um Deus zeloso" (Dt 4:23-24).

A expressão DEUS É UM FOGO QUE CONSOME, refere-se ao santo zelo de Deus e à sua ira e juizo sobre aqueles que se afastam da sua Palavra e dos retos caminhos, para adotarem a idolatria (Dt 4:23; Hb 12:25,29; Ez 1:13,1427,28; Dn 7:9,10; Ap 1:14,15; 19:11,12).
Deus é um "Deus zeloso" no sentido de não tolerar infidelidade (isto é, a adoração a outros Deuses)da parte do seu povo. "Eu sou o SENHOR, teu Deus, que tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso". Esse tipo de "zelo" divino (às vezes traduzido "ciúme") é santo e justo. Semelhantemente, na vida conjugal, deve haver um santo zelo mútuo, que protege o amor de um cônjuge pelo outro. Os cônjuges devem reivindicar amor mútuo e lealdade esclusivos, o que implica cada côjuge permanecer plenamente fiel e leal na vida conjugal.
Devemos se esforçar para achar a Deus e conhecê-lo plenamente. É necessário buscá-lo com devoção sincera e irrestrita. Devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem cuidado de nós. Devemos crer que Ele nos galardoará quando buscamos com sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do próprio Deus. Ele é nosso escudo, fortaleza e nossa grande recompensa. Devemos buscar a Deus com diligência e desejar ansiosamentre a sua presença e graça. Conhecer a Deus e experimentar o poder, bênção e a justiça do seu reino, não acontecem sem esforço. Acontecerá àqueles que o buscam de todo coração (Hb 11:6) e anelarem por sua íntima presença, e plenitude do seu Espírito e seu dom de vida eterna.

Jesus o abençoe ricamente.

Nenhum comentário: