segunda-feira, 16 de março de 2009

Jesus Cristo é o único e grande alicerce da igreja

Texto bíblico: "E chegando Jesus às partes de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse-lhe: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu-lhe Jesus: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mateus 16.13-19).

As "portas do inferno" representam satanás e todo o mau no mundo, lutando para destruir a igreja do Senhor Jesus Cristo.
Este texto não quer dizer que nenhum cristão como pessoas humana, igreja local, confederação de igrejas ou denominação cristã, jamais chegará a cair na imoralidade, nos erros de doutrina ou na apostasia. O próprio Jesus predisse que muitos decairão da fé e Ele adverte as igrejas que estão abandonando a fé neotestamentária a voltar-se do pecado ou sofrer a pena da remoção do seu reino. A promessa do versículo dezoito do texto em questão não se aplica aqueles que negam a fé, nem às igrejas mornas.
O que Cristo quer dizer é que, a pesar de satanás fazer o pior que pode, a despeito da apostasia que ocorre entre os cristãos, das igrejas que ficam mornas e dos falsos mestres que se infiltram no Reino de Deus, a igreja não será destruída. Deus, pela sua graça, sabedoria e poder soberanos, sempre terá um remanescente de cristãos e de igrejas que, no decurso de toda a hitória da redenção, permanecerá fiel ao evangelho original de Cristo e dos apóstolos e que experimentará a comunhão com Ele, o senhorio de Cristo e o poder do Espírito Santo. Como o povo genuíno de Deus, esses cristãos demonstrarão o poder do Espírito Santo contra satanás, o pecado, a doença, o mundo e as forças do mau. É essa igreja que satanás com todas as suas hostes não poderá destruir nem resistir.
O significado desta passagem de Mateus 16.18 é que Cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita pelo apóstolo Pedro e os demais discípulos, isto é, que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus emprega um trocadilho. Ele chama seu discípulo de "Pedro" (gr. Petros, que significa uma pedra pequena). A seguir, Ele diz: Sobre esta pedra (gr. petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja, isto é, sobre a confissão feita por Pedro.
É Jesus Cristo que é a pedra (I Coríntios 3.11). Pedro declara que Jesus é a "pedra viva...eleita e preciosa...a pedra que os edificadores reprovaram" (I Pedro 2.4,6,7; Atos 4.11). Pedro e os demais discípulos são "pedras vivas" como parte da estrutura da casa espiritual (a igreja) que Deus está edificando (I Pedro 2.5).
Em lugar nenhum as Escrituras declaram que Pedro seria a autoridade suprema e ifalível sobre todos os demais discípulos (Atos 15; Gálatas 2.11). Nem está dito, também, na Bíblia que Pedro teria sucessores infalíveis, representantes de Cristo e cabeça da igreja. Tais idéias são injunções do homem e não é verdade das Escrituras Sagradas.
As "chaves" representam a autoridade que Deus delegou a Pedro e à igreja. Estas chaves são usadas para:
(1) Repreender o pecado e levar a efeito a disciplina eclesiástica;
(2) Orar de modo eficaz em prol da causa de Deus na terra;
(3) Dominar as forças do mau e libertar os cativos;
(4) Anunciar a culpa do pecado, o padrão divino da justiça e o juízo vindouro; e,
(5) Proclamar a salvação e o perdão dos pecados para todos quantos se arrependem e crêem em Cristo.
Jesus prometeu aos genuinos cristãos autoridade sobre o poder de satanás e das suas hostes. Ao nos depararmos com eles, devemos aniquilar o poder que querem exercer sobre nós e sobre outras pessoas, confrontando-os sem trégua pelo poder do Espírito Santo. Desta maneira, podemos nos livrar dos poderes das trevas e declarar guerra contra satanás segundo o propósito de Deus, ir onde satanás está (qualquer lugar onde ele tem fortaleza), atacá-lo e vencê-lo pela oração e pela proclamação da Palavra de Deus, destruir suas armas de engano e tentação demoníacos, apoderar-se de bens ou posses, isto é, libertando os cativos do inimigo e entregando-os a Deus para que recebam perdão e santrificação mediante a fé em Cristo.

Pastor Lauro Cabral

Nenhum comentário: