quinta-feira, 30 de julho de 2009

O temor do Senhor

ESTUDO BÍBLICO

Texto áureo: "Temer ao SENHOR é considerá-lo com santo temor e reverência e honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder. (Filipenses 2:12-13)

Texto básico: "Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso Deus, para se vos ensinar, para que fizésseis na terra a que passais a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados." (Deuteronômio 6:1-2)

INTRODUÇÃO:
Um mandamento frequente ao povo de Deus do Antigo Testamento é "temer a Deus" ou "temer ao Senhor". É importante que saibamos o que esse mandamento significa para nós como cristãos. Somente à medida que verdadeiramente tememos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão de todas as formas de temores anormais e satânicas.
O reverente temor do poder, magestade e santidade de Deus produz em nós um santo temor em não transgredir a sua vontade revelada. Tal reverência é essencial para se obter um coração sábio. O Novo Testamento mostra que o sincero temor do SENHOR em nosso coração será acompanhado pelo consolo do Espírito Santo (Atos 9:31).

I - O SIGNIFICADO DO TEMOR DE DEUS
O mandamento geral de "temer ao SENHOR" inclui uma variedade de aspectos do relacionamento entre o cristão e Deus.
(1) É fundamental no temor a Deus, reconhecer a sua SANTIDADE, JUSTIÇA e RETIDÃO como complemento do seu amor e misericórdia, isto é, CONHECÊ-LO e COMPREENDER PLENAMENTE QUEM ELE É (Provérbios 2:1-6). Esse temor baseia-se no relacionamento que Deus é um Deus santo, cuja natureza inerente o leva a condenar o pecado.
(2) Temer ao SENHOR é considerá-lo com santo temor e reverência e honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa Glória, Santidade, Majestade e poder (Filipenses 2:12-13). Todo filho de Deus deve possuir um santo temor que o faça tremer diante da Palavra de Deus (Isaias 66:2) e o leve a desviar-se de todo o mal (Provérbios 3:7; 8:13).
(3) O verdadeiro temor a Deus leva o cristão a crer e confiar exclusivamente Nele para a salvação. Por exemplo: depois que os israelitas atravessaram o mar vermelho como em terra seca viram a extrema destruição do exército egípcio, "temeu o povo ao SENHOR e creu no SENHOR (Êxodo 14:31). Vendo o pavoroso juizo que Deus executou contra o exército egípcio, o povo "temeu ao SENHOR", e, vendo o livramento milagroso da parte de Deus, "creu no SENHOR". Quando temos uma revelação autêntica da majestade de Deus e dos seus juizos contra o pecado, nós nos apegamos a Deus com fé e crescemos no seu temor. O temor ao SENHOR produz ao povo de Deus esperança e confiança Nele. Não é de admirar, pois, que tais pessoas se salvem (Salmo 85:9) e desfrutem do Amor perdoador de Deus, e da sua misericórdia (lucas 1:50; Salmo 103:11,13). Deus manifesta misericórdia àqueles que verdadeiramente o temem. O temor de Deus é um temor que nos redime e nos leva a desviar-nos do mal, a guardar seus preceitos e a buscar a comunhão e a graça do SENHOR. As bênçãos que Deus dispensa àqueles que o temem são: a sua misericórdia, benegnidade e perdão (Salmo 103:11,12 e 17).
(4) Finalmente temer a Deus significa reconhecer que Ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para catigar a quem transgride suas justas leis, tanto no tempo como na eternidade (Salmo 76:7,8).

II - AS RAZÕES PARA TERMOS TEMOR A DEUS
As razões para temer ao SENHOR vêm do significdo Temor do Senhor.
(1) Devemos temê-lo por causa do seu grande poder como o criador de todas as coisas e de todas pessoas (Salmos 33:6-9; 96:4,5; João 1:9).
(2) Além disso, o poder inspirador de santo temor que Deus excerce sobre os elementos da criação e sobre nós é motivo de temê-lo (Êxodo 20:18-20; Eclesiastes 3:14; Jonas 1:11-16; Marcos 4:39-41).
(3) Quando nós nos apercebemos da santidade do nosso Deus, isto é, sua separação do pecado, e sua aversão constante a ele, a resposta normal do espírito humano é temê-lo (Apocalípse 15:4).
(4) Todos quantos contemplarem o esplendor da glória de Deus não podem deixar de experimentar reverente temor (Mateus 17:1-8).
(5) As bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente o perdão dos nossos pecados (Salmo 130:4), devem nos levar a temê-lo e a amá-lo (I Samuel 12:24; Salmos 34:9; 67:7; Jeremias 5:24).
(6) É indubitável que o fato de Deus ser um Deus de justiça, que julgará a totlidade da raça humana, gera o temor a Ele (Deteronômio 17:12,13;Isaias 59:18,19; Hebreus 10:26-31). É uma verdade solene e santa que Deus constatemente observa e avalia as nossas ações, tanto as boas quanto as más, e que seremos responsabilizados por essas ações, tanto agora como no dia do nosso julgamento individual (Hebreus 6:4-8).

III - O TEMOR DE DEUS É MUITO MAIS DO QUE UMA DOUTRINA BÍBLICA
O Temor de Deus é muito mais do que uma doutrina bíblica; ele é diretamente aplicável à nossa vida diária, de numerosas maneiras.
(1) Primeiramente, se realmente tememos ao SENHOR, temos uma vida de obediência aos seus mandamentos e damos sempre um "não" estridente ao pecdo. Uma das razões porque Deus inspirou temor aos israelitas no Monte Sinai foi para que aprendessem a disviar-se do pecado e a obedecer à sua Lei (Êxodo 20:20). Repetidas vezes no seu discurso final aos israelitas, Moisés mostrou o relacionamento entre o temor ao SENHOR e o serviço e a obediência a Ele (Deuteronômio 5:29; 6:2,24; 10:12; 13:14; 17:19; 31:12). Segundo os salmistas, temer ao SENHOR equivale deleitar-se nos seus mandamentos (Salmo 112:1) e seguir os seus preceitos (Salmo 119:63). Salomão ensinou que "pelo temor do SENHOR, os homens se desviam do mal (Provérbios 16:6; 18:13). Em Eclesiastes, o dever inteiro da raça humana resume-se em dois breves imperativos: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos" (Eclesiastes 12:13). Inversamente, aquele que se contenta em viver na iniquidade, assim faz porque "não há temor de Deus perante os seus olhos" (Salmo 36:1-4).
(2) O cristão deve ensinar seus filhos a temer ao SENHOR, levando-os a abandonar o pecado e a guardar os santos mandamentos de Deus (Deuteronômio 4:10;6:2,6-9_.
A Bíblia Sagrada declara frequentemente que "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria" (Salmo 11:10; Jó 28:28).
(3) O temor de Deus tem um efeito santificante sobre o povo de Deus. Assim como há um efeito santificante na verdade da Palavra de Deus (João 17:17), assim também há um efeito santificante no temor a Deus. Esse temor inspira-nos a evitar o pecado e desviar-nos do mal (Provérbios 3:7; 8:13;16:6). Ele nos leva a ser cuidadosos e prudente no que falamos (Provérbios 10:19; Eclesiastes 5:2,6,7). Ele nos protege do colapso da nossa consciência, bem como a nossa firmeza moral. O temor do SENHOR é puro e purificar (Salmo 19:9); é santo e libertador no seu efeito.
(4) O temor do SENHOR motiva o povo de Deus a adorá-lo de todo o seu ser. Se realmente tememos a Deus, nós o adoramos e o glorificamos como o Senhor de tudo (Salmo 22:23).
(5) Deus promete que recompensará a todos que o temem. "O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida" (Provérbios 14:26,27), provisões para nossas necessidades diárias (Salmo 34:9; 11:5), e uma vida longa (Provérbios 10:27). Aqueles que temem ao SENHOR sabem que "bem sucede aos que temem a Deus", não importando o que aconteça no mundo ao redor (Eclesiastes 8:12,13).
(6) O temor ao SENHOR confere segurança e consolo espiritual extraordinário para o povo de Deus. O Novo Testamento vincula diretamente o temor de Deus ao conforto do Espirito Santo (Atos 9:31). Quem não teme ao SENHOR não tem qualquer consciêcia da sua presença, graça e proteção (Deuteronômio 1:26). Os que temem a Deus e guardam os mandamentos Dele têm experiência profunda de proteção espiritual na sua vida, e da unção do Espirito Santo.
CONCLUSÃO:
O Temor a Deus deve levar o cristão a afastar-se do mal e abandonar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos.
O Senhor Jesus o abençoe ricamente.

Pastor Lauro Cabral

Nenhum comentário: