quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os cristãos devem estar ativamente empenhados no seu crescimento espiritual

Texto bíblico: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo, e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, à paciência a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fratwernal, a caridade. Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos sem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firmes e vossa vocação e eleição; porque fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cris." (2 Pedro 1:3-11)

O amor de Deus, a salvação mediante Jesus Cristo, sua intercessão por nós no céu, a habitação interior do Espírito Santo e o seu batismo, a comunhão dos santos e a inspirada Palavra de Deus foram suficientes para satisfazer as necessidades dos perdidos, nos antigos tempos da igreja, e são igualmente suficientes hoje. Absolutamente nada, poderá oferecer mais altura, profundidade, força e ajuda do que aquilo que o próprio Jesus proclamou e providenciou, e que os apóstolos testemunharam na revelação bíblica. Somente Jesus Cristo é o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6).
Se o evangelho que temos hoje parece diferente é porque não é o mesmo evangelho que Cristo e os apóstolos pregaram.
Nossa participação na natureza divina é mais uma descrição do novo nascimento, mediante o qual recebemos vida divina. Participamos da natureza de Deus, para nos conformarmos com Ele e com sua santidade.
O apóstolo Pedro analista as virtudes que o cristão deve desenvolver, a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus. A expreessão "pondo nisto mesmo toda a diligência" demonstra que os cristãos devem estar ativamente empenhados no seu crescimento espiritual. Quem se torna cristão deve imediatamente envidar todos os esforços possíveis para acrescentar à sua fé as sete qualidades citadas nos versículos 5-9 do texo bíblico de referência. Note que essas características espirituais não se desenvolvem automaticamente sem nosso esforço diligente de cultivá-las.
Nossa fé e salvação não são coisas automáticas e, nós mesmos. Continuaremos fiéis até o fim, somente se com diligência nos esforçarmos mediante a graça de Deus, para acrescentar à nossa fé as qualidades espirituais alistadas por Pedro nos versículos 5-9 do mencionado texto bíblico.
O cristão pode - e realmente deve - se esforçar para com diligência praticar as qualidades apresentadas por Pedro nos versículos referenciados. "Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da puirificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firmes a vossa vocação e eleição: porque fazendo isto, nunca jamais tropeçareis."
Alguns cristão, por causa da sua negligência, com muita dificuldades entrarão no Reino eterno (I Coríntios 3:15); ao passo que outros, que são constantes na santificação receberão muitas boas-vindas e honrarias (Mateus 25:21; 2 Timóteo 4:7,8 e 18).

Pastor Lauro Cabral

Nenhum comentário: