domingo, 24 de abril de 2011

O amor a Cristo é o alicerce da verdadeira obediência

Em João 14.21-24 está escrito: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai , e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós e não ao mundo?
Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouviste não é minha, mas do Pai que me enviou".
Guardar os mandamentos de Cristo não é uma questão de opção para quem quer ter a vida eterna. A nossa obediência a Cristo, embora nunca pefeita, deve porém ser real. Ela é um aspecto essencial da fé salvífica que brota do nosso amor a Ele. O amor a Cristo é o alicerce da verdadeira obediência. Sem amor a Cristo, o esforço humano de guardar seus mandamentos torna-se legalismo. A pessoa que ama a Cristo e se esforça por guardar de modo correto os seus mandamentos, Ele promete amor, graça, bênçãos especiais e sua real presença no seu interior.
Os que amam sinceramente a Jesus e obedecem as suas palavras experimentarão a presença imediata e o amor do Pai e do filho. O Pai e o filho vêm aos crentes através do Espírito Santo. deve-se notar que o amor do Pai por nós depende de amarmos a Jesus e de sermos leais à sua Palavra.
Quem não observa os ensinos de Cristo, não o ama pessoalmente e quem não o ama não têm a verdadeira fé salvífica. Dizer que ama uma pessoa permanece salva, mesmo quando deixa de amar a Cristo e passa a viver uma vida de imoralidade, blasfêmia, crueldade, homicídio, bebedeira, feitiçaria etc., contradiz de modo direto esses e outros ensinos de Jesus a respeito do amor, da obediência e da presença do Espírito Santo em nós.

Nenhum comentário: