terça-feira, 3 de maio de 2011

A sobriedade é importante em todos os sentidos

Nós, filhos de Deus devemos ser vencedores em tudo; afinal, estamos ligados ao criador e, por sermos seus filhos, não podemos envergonhar aquele que nos chamou para ser parte da sua família. Temos a obrigação de nos esforçar para mostrar aos céus que somos gratos; ao inferno que somos os herdeiros do Pai Celestial, e às pessoas que vale a pena ser crente em Jesus.
A fim de sermos exemplos para os demais, a sobriedade é importante em todos os sentidos. O sóbrio espiritual não se esforça para aparecer, mas sempre se colocar na posição de servo do Senhor, procurando ouvir, para então, tomar a melhor decisão. Ele age de modo recatado, não usa roupas escandalosas nem se mostra de modo inconveniente. Além disso, não joga conversa fora e só se expressa com relação àquilo que conhece e domina.
Já o que não é dado à sobriedade fala do que não conhece e assume compromissos sem antes, buscar a direção divina, por isso peca sempre. Em Provérbios 19.2 lemos: "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado".
Os cristãos não deve apavorar-se com as perseguições, pois elas fazem parte do preço que ele deve pagar por ser de Deus. A Palavra garante que todos os que decidem viver de acordo com a regra divina serão perseguidos. Então, se o Senhor permite que, pelo seu amor e do evangelho de Cristo, soframos perseguições, não devemos deixar a tristeza tomar o nosso coração, mas temos de nos alegrar.
Essa era a atitude do apóstolo Paulo. Ninguém foi mais perseguido por causa da verdade do que ele, mas, mesmo assim, não se deixava levar pelo sofrimento que o assolava. Ele se referia as perseguições que lhe ocorriam, dizendo: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte".
Sabemos que as aflições não vem como castigo por alguma coisa má que tenhamos feito, mas, sim, por obra do inimigo, para tentar nos tirar da presença de Deus. Quando você estiver passando por tribulações abra os olhos e alegre-se, pois Jesus declarou: "Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós".
Não há obra mais importante em todo o mundo do que a evangelização. Deus, além de mandar seu Filho para morrer em nosso lugar, também o enviou a fim de que trouxesse a boa noticia para a humanidade. Desde aqueles dias, o mundo já estava tão tomado pelo pecado, que não deu a atenção devida ao que ele anunciava. Mas os que escutavam a mensagem do evangelho foram curados, perdoados e salvos.
Cada pessoa que ouve a pregação da Palavra sabe que o Altíssimo quer dele. Quem não cumprir a sua missão não estará qualificado para ser aceito no reino do Senhor, pois os ímpios não estarão nos céus. Por sinal, aquele que se recusa a realizar o que o criador designou para ele poderá ser responsável pelo prejuizo eterno que outros sofrerão. Paulo afirmou: "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho". Portanto, o melhor a fazer é cumprir a sua chamada.
Ser servo de Deus dá a idéia de alguém convocado a obedecer ao Senhor em alguma missão. Agora, os que não o fazem não podem considerar-se seguidores do Senhor, pois nenhum rebelde ao plano de Deus será bem sucedido nesta vida nem na outra.
Desobedecer a Deus é um dos maiores erros que se pode praticar, pois quem não atenta para o chamado do Senhor, mesmo que tenha muito sucesso em alguma área, jamais prova da verdadeira felicidade reservada àqueles que fazem a vontade de Deus. Em sua sabedoria, Deus nos escolhe para, com Ele, fazermos o melhor, mas quem lhe desobedece, além de mostrar um caráter rebelde, declara, em outras palavras, que não o considera como soberano em seu viver.
Deus sabe porque nos criou e nos chamou para cumprir seu plano. Pobre de quem não realizar o que lhe foi dado como missão!

Nenhum comentário: