sexta-feira, 18 de julho de 2008

A FAMÍLIA E OS VALORES MORAIS

Texto bíblico: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos corformeis com com este mundo, mais transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:1-2)
Valores são normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classes, sociedade, etc. Valores morais são os valores éticos. A ética é a ciência do comportamento e para o cristão, esta conduta é determinada pelo próprio Deus através da sua Palavra. A essência da ética cristã é o próprio Deus. Ele é o "SUMMUM BONUN" - SUPREMO BEM. O lar é o berço dos valores morais, da ética cristã. Dentro do lar os valores éticos estabelecidos por Deus devem prevalecer para a conservação de uma vida boa e perfeita. Revelando um caráter cristão, a família exerce influência no mundo atual, onde os valores morais estão desprezados e ameaçados numa sociedade corrompida (Gênesis 6.5).
I - A DEGENERAÇÃO HUMANA NÃO MUDOU
Nos dias de NOÉ, o pecado abertamente se manifestava no ser humano, de duas principais maneiras:
a) A CONCUPISCÊNCIA CARNAL (apetite sexual excessivo) - (Gênesis 6:2);
b) VIOLÊNCIA (Gênesis 6:11-12).
A degeneração humana não mudou; o mal continua irrompendo através da depravação e da violência. Hoje em dia, a imoralidade, a incredulidade, a pornografia e a violência dominam grande parte da sociedade.
Além disso, a maioria dos programas exibidos na televisão apelam para o sexo, para o adultério e para a imoralidade. A televisão tem sido um veículo de deformação moral, por seus baixos padrões de comportamento apresentados.
Em nossos dias, sabemos quão grandes danos são produzidos pelas cenas imorais que dominam a mídia do entretrenimento; mesmo assim, muitos consentem nisso, tendo nelas prazer. A iniquidade aumenta em qualquer sociedade onde não há restrição decorrente da desaprovação, pelos outros, de tais males. Logo, aqueles que se divertem com as práticas imorais dos outros, mesmo sem cometê-las contribuem diretamente para predispor a opinião pública à imoralidade e, portanto, à corrupção e, por fim, à condenação eterna de um número infinito de pessoas. (Romanos 1:32).
II - O MUNDO ESTÁ SOB O DOMÍNIO DE SATANÁS
Satanás tem o mundo organizado em sistemas políticos, culturais, econômicos e religiosos que são inatamente hostis a Deus, ao seu povo e a humanidade.
É preciso muito critério e sensibilidade no uso da televisão. A família reunida com conselho deve estabeler os princípios para o uso da televisão no lar. Podemos ter televisão em nossa casa para sermos senhores e não servos dela. A Bíblia Sagrada adverte: "Fugi das paixões da imoralidade" (2 Timóteo 2:22); "Nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências" (Romanos 13:14).
A vida do crente verdadeiro é muito diferente daquilo que muitos cristãos professos imaginam. É uma vida de fé, de renúncia, de depender todos os dias inteiramente de Jesus, e pedindo a ajuda do Espírito Santo.
III - A BÍBLIA E OS VALORES MORAIS
- A Palavra do Criador: A Bíblia é o melhor manual de comportamento humano e familiar que existe (2 Timóteo 3:16-17). Ela nos ajuda a sermos os pais que Deus quer que sejamos. (I Coríntios 7:2-5; I Timóteo 5:8; Efésios 5:23 e 6:4).
- Reformulação de valores: A vivência dos princípios da Palavra de Deus, nos dão resultados excelentes. Os pais devem estar familiarizados com os assuntos que precisam ser ensinados no dia a dia da família. (Gálatas 3:16).
- Os valores morais indispensáveis no âmbito familiar: AMOR, BONDADE, HONESTIDADE, HUMILDADE, MISERICÓRDIA, OBEDIÊNCIA e PERDÃO.
- Os valores do mundo:
1) Bens materiais:
No mundo valoriza-se as pessoas pelo que elas tem, e não pelo que são, daí a razão da existência de uma sociedade consumista, onde o capitalismo atinge o seu esplendor. Nada há de errado em buscar uma vida confortável, onde existe bem estar para a família, isto através de uma convivência equilibrada, honesta e inteligente. Para manter a aparência compramos um carro mais novo e ficamos endividados, prejudicando nossa tranquilidade e o bom relacionamento com os que nos cercam.
2) A sexolatria:
A explosão sexual está ameaçando a sociedade humana, transformando-se numa seita de alucinados e pervertidos. O apóstolo PAULO em sua carta a TIMÓTEO profetiza que as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproximar. PAULO também profetiza que nos últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior de iniquidade no mundo, um colapso nos padrões morais e a multiplicação de falsos crentes e falsas igrejas dentro do Reino de Deus. Haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo e da verdade bíblica. Aparecerão na igreja pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. O crente deve estar disposto a enfrentar um volume esmagador de impiedade e resistir às tendências pecaminosas dos últimos tempos. PAULO profetiza que satanás promoverá uma destruição na família. Os filhos serão desobedientes a pais e mães e os homens e mulheres não terão afeto natural. Os homens e mulheres passarão a amar e idolatrar o dinheiro e os prazeres, e estarão sempre em busca disso para a satisfação de seus desejos egoístas. Ser pai ou mãe, com responsabilidade e encargos, e amor sacrificial na criação dos filhos, já não será considerado missão nobre, nem dignificante. Pais amorosos darão lugar, cada vez mais, a pais egoístas e desumanos que abandonarão seus filhos. Os pais precisam aceitar o plano de Deus para a família e não proceder como ímpios. Eles, e suas famílias realmente precisarão ser como forasteiros e peregrinos na terra.
3) Oração:
Existe muita diferença entre os lares onde os pais oram diariamente com os filhos, pelos filhos e aqueles que não oram.
A oração prepara o coração dos filhos para a conversão, que é o ponto de partida e vivência dos autênticos valores morais do lar. É preciso "dar graças em tudo", envolvendo a família numa atmosfera de oração permitindo assim, que a presença de Deus seja uma constante em nosso lar.
Os lares cristãos precisam fazer frente ao crescimento materialista e secularismo do mundo que vivemos. A família cristã precisa estar preparada, colocando profundamente a Palavra de Deus e seus ensinos morais e espirituais em prática. Praticando com entendimento a oração entregando diariamente a família no altar de Deus. Uma família na presença de Deus, é a melhor coisa para um lar feliz e agradável à convivência conjugal. O lar na vontade de Deus é um alicerce para um mundo sem fundamento espiritual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o artigo. Os valores morais no âmbito familiar estão sendo desprezados. Os pais não estão nem aí para educação dos seus filhos.