domingo, 27 de julho de 2008

APELOS DE DEUS

Texto bíblico: "Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um coração novo e um espírito novo, pois por que razão morrereis, ó casa de Israel? Porque não tomo prazer na morte do que morre diz o Senhor JEOVÁ; convertei-vos, pois, e viverei". (Ezequiel 18:31-32)
Deus tem feito muitos apelos a humanidade. Ele promete salvação a toda e qualquer pessoa que abandone os seus pecados e venha para Ele. Deus quer salvar cada pecador arrependido. Ele jamais tem prazer que o ímpio morra no pecado e por esta razão Deus faz vários apelos ao homem através da sua Palavra.
I - DEUS NÃO TEM PRAZER NA MORTE DO ÍMPIO
"...Se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar os seus estatutos e fizer justiça e juízo, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgresões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?
Deus promete a salvação a todo e qualquer ímpio (desumano e cruel) que abandone seus pecados e venha para Deus. Ninguém é obrigado a continuar nos pecados da sua família. Em Atos 3:19 está escrito: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor".
II - ASPECTOS DA VONTADE DE DEUS PARA A HUMANIDADE
A Bíublia revela dois aspectos da vontade de Deus para a humanidade no tocante a salvação:
1) PRIMEIRO ASPECTO: A sua perfeita vontade, pela qual Deus deseja "Que todos os homens se salvem". "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenham uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".
"O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos". "RESGATE" significa o preço pago para obter a liberdade de alguém.
Jesus quer te salvar. A sua morte na cruz é preço pago para libertar a humanidade do domínio do pecado. A perfeita vontade de Deus é que todas as pessoas abandonem os maus caminhos e volte-se para o Senhor Jesus e através dEle, para Deus. A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo importa em aceitar a Cristo não somente como SALVADOR da penalidade do pecado, mas também como SENHOR DA NOSSA VIDA.
2) SEGUNDO ASPECTO DA VONTADE DE DEUS PARA A HUMANIDADE: Sua vontade permissiva, pela qual Ele permite e tolera que muitos o rejeitem e à sua salvação. O QUE É A VONTADE PERMISSIVA DE DEUS? - É aquilo que Deus permite, ou deixa acontecer, embora Ele não deseje especificamente que ocorra. Muita coisa que acontece no mundo é contrária à perfeita vontade de Deus. Por exemplo: o pecado, a concupiscência, a violência, o ódio, a dureza do coração e a guerra, mas Deus permite que o mal continue por enquanto.
A chamada do Profeta JONAS para ir na Nínive e adverti aquela cidade quanto ao Juízo de Deus que estava prestes a se abater sobre ela em consequência dos seus pecados fazia parte da perfeita vontade de Deus, mas sua viagem em direção oposta (Társis) estava dentro da sua vontade permissiva. A decisão de muitas pessoas permanecerem sem salvação é permitida por Deus. Ele não impõe a fé aos que recusam a Salvação mediante o seu Filho Jesus Cristo. Da mesma forma, muitas aflições e males que nos acontecem são permitidos por Deus. Como está escrito: "Porque melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo o mal". (I Pedro 3:17)
Não é desejo de Deus que soframos: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que muitas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo". Aí está a razão do sofrimento da humanidade. Quando o homem pecou, o diabo passou a ser o dominador do mundo. Ele domina o mundo inteiro, percorre a terra e comanda um exército de espíritos malígnos, através dos quais ele escraviza e mantém refém cativos os que estão sem Jesus.
A Bíblia diz que "O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeçam a luz de Cristo, que é a imagem de Deus". O deus deste século é satanás que exerce poder sobre boa parte da atividade deste mundo. Ele governa como usurpador e seu governo é temporário e não absoluto. Ele continua agindo, mas somente segundo a vontade permissiva de Deus até o fim da história.
Aqueles que não se submetem a Jesus Cristo, permanece sob o controle de satanás. Ele cega os olhos dos homens a verdade e a glória do Evangelho, a fim de não serem salvos. A Bíblia afirma que o poder de satanás acabará, porque Deus o lançará no lago de fogo para todo o sempre. Ali, ele reinará, sendo atormentado, dia e noite, eternamente.
Os israelitas, que abandonaram a Deus e a sua justiça, foram convidados a voltar a Deus, para serem restaurados a comunhão e à bênção. Da mesma forma Deus convida toda a humanidade terem comunhão com Ele através do seu Filho Jesus Cristo. Uma condição essencial à salvação é fome e sede espirituais por perdão e comuinhão com Deus, com base na morte sacrificial do Messias-Servo. Devemos arrepender-nos dos nossos pecados e aproximar-nos de Deus pela fé. Também, a fome e sede de justiça de Deus, e do seu poder, são condiçõies essenciais para recebermos a plenitude do seu Espírito.
O pecador deve buscar a Deus, enquanto está em vigor a sua promessa de ouvi-lo. O poder e a eficácia da Palavra de Deus são para sempre infalíveis. Esta Palavra é vida espiritual para quem a recebe; ou condenação para quem a rejeita.

Nenhum comentário: