domingo, 23 de novembro de 2008

O cristão não está livre de problemas

Em Hebreus 13.5,6 se lê: "Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem".

Quando a adversidade, as provações e os reveses abaterem-se na vida do cristão, Deus o soerge pela sua graça e faz serenar as aflições. Deus não garante que teremos aqui uma vida livre de problemas, mas promete, sim, que nos sustentará, e não importa o que acontecer. A Sagrada Escritura diz: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos; mas não desamparados; abatidos, mais não destruídos" (2 Co 4.8,9).
Se experimentarmos a presença de Cristo e o seu poder em nossa vida, absolutamente nenhuma aflição, perturbação, enfermidade ou tragédia provocará nossa derrota espiritual. Quando as circunstâncias exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos divinos nos são dados, para aumentar e desenvolver nossa fé, esperança e força. Deus não abandonará seus filhos fiéis, em nunhuma circunstância.
Nenhum cristão deve estranhar o fato de experimentar adversidades, perseguição, fome, pobreza ou perigo. Aflições e calamidades não significam, decerto, que Deus nos abandonou, nem que Ele deixou de nos amar. Pelo contrário, nosso sofrimento como filhos de Deus, abrir-nos-á o caminho pelo qual experimentaremos mais do amor e consolo de Deus. A Bíblia, nossa regra de fé e conduta, nos garante que venceremos em todas essas adversidades e que seremos mais que vencedores por meio de Cristo (Rm 8.37-39). As aflições e as privações suportadas na vida dos que permanecem fiéis a Cristo, são leves em comparação com a abundância de glória que temos em Cristo. Essa glória já está parcialmente presente, mas só no futuro será experimentada plenamente. Quando alcançarmos a nossa herança no céu, poderemos dizer que as tribulações mais severas não eram nada em comparação com a glória do estado eterno. Não devemos, portanto, desesperar-nos, perder a esperança, nem deixar nossa fé diminuir, em meio aos nossos problemas.
Àqueles que se dedicam a Cristo como Senhor, e que um dia entrarão no Reino do Céu, hão de sofrer "muitas tribulações" ao longo do seu caminho. Por vivermos em meio a um mundo hostil, têm que se engajar na guerra espiritual contra o pecado e o poder de satanás. Por outro lado, a vida verdadeiramente cristã é uma contínua batalha contra os poderes do mal.
Os que são fiéis a Cristo, à sua Palavra e aos caminhos da justiça, terão problemas e aflições neste mundo. Somente o "cristão" morno ou meio termo viverá em paz com este mundo que jaz no malígno.
Angústias e aflições virão a todos nós em algum tempo nesta vida. Quando assim acontecer, nós, como cristãos, devemos nos fortalecer no Senhor, confiar nele como nosso refúgio e orar, crendo na veracidade da sua promessa de que nunca nos abandonará (Hb 15.5). Àqueles que firmemente confiam em Deus, Ele lhes dá força e graça suficientes para vencerem em tempos de aflição.
As Escrituras declaram que Deus tem cuidado de nós. Por isso, podemos dizer juntamente como o escritor de Hebreus, que brada com o salmista: "O Senhor é o meu ajudador e não temerei". Essa afirmação pode ser feita com confiança em tempos de necessidade, de aflição, de provações ou de adversidade.

Pastor Lauro Cabral

Nenhum comentário: