terça-feira, 25 de novembro de 2008

Deus sempre torna possível a prática da obediência que Ele quer de nós

ESTUDO BÍBLICO

Texto básico: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mais aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus".

INTRODUÇÃO
O cristão deve pedir continuamente a Deus a graça necessária para fazer a sua vontade e permanecer firme em seus caminhos. Esta oração é necessária, porque ninguém consegue permanecer fiel à Lei de Deus,sem a sua ajuda contínua e sem a obra do Espírito Santo em nosso interior.
Jesus ensinava enfaticamente que cumprir a vontade do seu Pai celestial é uma condição prévia essencial para a entrada no reino dos céus. Isto, no entando, não significa que a pessoa pode ganhar ou merecer a salvação mediante seus próprios esforços ou obras. Isto é verdadeiro pelas seguintes razões:
I - O perdão divino o homem obtêm mediante a fé e o arrependimento, concedidos pela graça de Deus e a morte vicária de Cristo por nós (ler Mt 26.28).
O perdão é uma necessidade porque todos pecaram, destruiram o seu relacionamento com Deus e estão sob a condenação (Rm 1.18-32). O perdão é o meio pelo qual esse relacionamento é restaurado (Ef 1.7; Cl 2.13). O perdão de Deus abrange:
- Não levar em conta o pecado cometido(Mc2.5; Jo 8.11);
- Salvar os pecadores do castigo eterno (Rm 5.9; I Ts 1.10);
- Aceitá-los (Lc 15.20ss);
- Libertá-los do domínio do pecado e levá-los para o reino de Cristo (Cl 1.13);
- Renovar a pessoa na sua totalidade e garantir-lhe a vida eterna (Lc 23.43; Jo 19.14b).
Para receber o pedão de Deus deve haver arrependimento, fé e confissão dos pecados (Lc 17.3,4; At 2.38; 5.31; 20.21; I Jo 1.9).
Para que Deus pudesse perdoar o pecado era preciso derramamento de sangue vicário (Hb 9.22). Daí, o nosso perdão depender da morte de Jesus na cruz (Mt 26.28; Jo 1.29; 3.16; Rm 8.32). O perdão divino é uma necessidade permanente para o cristão (pois ainda somos pecadores, para mantermos nosso relacionamento salvífico com Deus (Mt 6.12; 14.15; I Jo 1.9).
II - A obediência à vontade de Deus, requerida por Cristo, é uma condição básica contudente à salvação, mas Cristo também declara ser ela uma dádiva ligada à salvação dentro do reino. Embora seja a salvação uma dádiva de Deus, o cristão deve buscá-la continuamente; recebê-la e evidenciá-la mediante uma fé sincera e decidido esforço. Esse fato é visto na Oração Dominical (Mt 6.9-13) e nas muitas exortações para que o cristão mortifique o pecado e se apresente a Deus como sacrifício vivo (Rm 6.1-23; 8.1-17; 12.1,2).
III - O cristão pode fazer a vontade de Deus e viver uma vida justa em virtude dessa dádiva, isto é, a graça e o poder de Deus e a vida espiritual que lhe são comunicados continuamente mediante Cristo. As Escrituras declaram: "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus...Porque somos feitura sua" (Ef 2.8-10).
IV - CONCLUSÃO
Deus sempre torna possível a prática da obediência que Ele requer de nós. Isto é atribuído à ação redentora de Deus. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.13). Todavia, o dom da graça de Deus não anula a responsabilidade nem a ação humanas. O cristão deve corresponder positivamente ao dom divino de obediência (Fp 2.12; Ef 4.22-32), todavia ele é livre para rejeitar a graça de Deus, para recusar aproximar-se de Deus por meio de Cristo (Hb 7.25), e para orar por uma vida de obediência e viver essa vida (Mt 5.6).

Pastor Lauro Cabral

Nenhum comentário: