quinta-feira, 7 de agosto de 2008

COMO VENCER O MAL

Texto bíblico: "Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro". (I João 4:4-6)
Aqueles que são de Deus possuem uma fé que envolve a pessoa de Deus e Suas promessas.
Aqueles que verdadeiramente são de Deus descansam em perfeita segurança e não são levados por qualquer vento de doutrina.
Numa sociedade pós-moderna, marcada pelo relativismo, como permanecermos firmados na verdade e vencer o mal?
l. CHAMADOS PARA TER CONVICÇÕES
Como cristãos, nós somos chamados para ter convicções "Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo". Nós deveríamos estar convictos sobre certas doutrinas da fé. Nós deveríamos estar convictos sobre aquilo que a Bíblia diz. E estas convicções são produzidas em nós pela Palavra de Deus.
Em 2 Timóteo 3:14-17, Paulo encoraja a Timóteo e a nós também para que nossas convicções estejam baseadsas na Palavra de Deus, a Bíblia. Ele encoraja Timóteo a construir a sua fé em uma vida de convicções. Paulo diz que a própria salvação de Timóteo estava arraigada e alicerçada na Palavra. O Espírito Santo, ao falar através da Palavra, conferindo-lhe virtude, eficácia, majestade e autoridade, proporciona-nos o testemunho em torno do qual gira a nossa fé,
Não há nenhum modo de você e eu podemos ter uma revelação viva, contínua, pessoal, viável, crescente com Jesus Cristo à parte da Bíblia. O único Jesus que você e eu podemos realmente conhecer é o que Se revela a nós pela Palavra dEle. Nós temos que estar arraigados e fundamentados nela.
O próprio Senhor Jesus, orando por Seus discípulos, rogou ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).
Aqui é muito importante o equilíbrio entre a Palavra e o Espírito, pois a Palavra sem o Espírito gera formalismo e o Espírito sem a Palavra gera misticismo.
Podemos dar graças a Deus, pois o Espírito que em nós habita ilumina as nossas mentes para compreendermos a Palavra, para construirmos padrões sólidos de doutrina e, assim, vencermos todo falso ensino.
2. SEGUINDO, NÃO PELA POPULARIDADE, MAS PELA VERDADE
Nos versículos 5 e 6, João usa de sua autoridade apóstolica ao afirmar: "Nós somos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve...". Há uma correspondência entre a mensagem e o ouvinte. Reconhecemos o povo de Deus porque ele ouve a Palavra de Deus.
Nos dias de João, os falsos profetas eram ouvidos por aqueles que não pertenciam a Deus, mas ao mundo. Como os falsos profetas também eram do mundo, sua mensagem era bem aceita, fazendo crescer sua popularidade.
Um professor de Seminário sempre nos lembrava que, para Deus, vale mais a nossa significância do que o sucesso que podemos ter. No mercado evangélico, fazem sucesso aqueles que extraem da Bíblia o que é agradável. Promessas? Ótimo. Conforto? Ótimo. Esperança? Excelente. Sim, isto também precisa ser pregado, mas...aqueles que pregam sobre pecado, arrependimento, hummm! Mudou o assunto. Falar de consagração, dedicação, honestidade, envolvimento, desprendimento, obediência, amor ao próximo não dá "ibope".
Os primeiros são populares porque suas palavras encontram eco nos corações de todo mundo, e porque o entretenimento que oferecem diverte todo mundo. É o que o mundo quer ouvir. Certamente, se o profeta Jeremias tivesse endossado esta filosofia, seus conterrâneos não lhe fariam ameaças de morte (Jr 11:19-23); sua própria família e amigos não conspirariam contra ele (Jr 12:6); não o teriam colocado no tronco (Jr 20:1-2).
3. SEGUINDO A VERDADE EM AMOR
É por meio do Espírito Santo que podemos vencer o mal que há no mundo, inclusive o pecado, satanás, provocações, tentações, tristezas, perseguições e falsos ensinos, e podemos então vitoriosamente cumprir a vontade de Deus para a nossa vida seguindo a verdade em amor, e crescendo em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Vamos abrir as janelas de nossas almas para que sopre nelas o ar fresco da verdade, para que o Espírito torne clara nossa visão e aprofunde nossas convicções; para que, instruídos, reavivados, revigorados, quebrantados até o arrependimento pela Palavra, sejamos elevados até a mais firme segurança: maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse artigo. Parabéns! A Bíblia diz: Meu povo erra por falta de conhecimento. Seria bom que todos os líderes das igrejas evangélicas ensinassem o povo de Deus à luz das Escrituras para que eles não fossem enganados pelos falsos profetas da atualidade que só pregam sobre milagres, cura divina, prosperidade, etc.

Anônimo disse...

O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho...Para vencer o mal o crente deve basear-se no artigo em questão e procurar fazer a vontade de Deus e andar em sinceridade...