quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O HIPÓCRITA É UM ENGANADOR

Em Lucas 12:1-2 lemos: "Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido".
Nestes versículos, Jesus condena a hipocrisia dos fariseus e adverte seus discípulos a se precaverem contra esse pecado na sua própria vida e ministério.Hipocrisia é a pessoa fingir ser aquilo que não é, por exemplo, fingir em público ser cristão piedoso e fiel, enquanto, na realidade, acalenta pecados ocultos de imoralidade, cobiça, comcupiscência e outros mais. O hípócrita é um enganador, em se tratando da retidão prática.
Uma vez que a hipocrisia envolve viver a mentira, isso faz do hipócrita um cooperador e aliado de satanás, o pai da mentira "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira".(João 8:44). Quem não tem a verdade, revela a real condição do seu coração, se opõe a Deus e permanece fora do reino dos céus.
Jesus adverte seus discípulos de que toda a hipocrisia e pecado oculto serão descobertos; no dia do juízo (Ap 20:12).
Aquilo que é feito secretamente, será revelado abertamente em alguma ocasião.A hipocrisia é um sinal de que a pessoa não teme a Deus, nem possui o Espírito Santo com sua graça regeneradora. Quem permanecer nessa condição, revela que ainda não nasceu da água e do Espírito (João 3:5) e está sob a influência de satanás, como seu pai espiritual.

Nenhum comentário: