sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A VERDADEIRA SABEDORIA

"Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca" (Provérbio 4:5).
A sabedoria de Deus é essencial para uma vida cristã proeminente segundo a vontade de Deus. "Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma e graça, para o teu pescoço". A sabedoria confere segurança porque ela faz-nos andar seguramente na boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Devemos, portanto, buscá-la acima de as coisas. Não é fácil, porém, alcançar semelhante sabedoria, pois é dada aqueles que esforçadamente pagam o seu preço. Essa sabedoria nos chega por dois caminhos.
1. O ENSINO:
Mediante o ensino bíblico, a pessoa experimentará uma transformação espiritual que importará em apartar-se do mal e voltar-se para o conhecimento de Deus. A comunhão pessoal com Deus é o primeiro passo para se obter a verdadeira sabedoria. O cristão deve temer ao Senhor e odiar o mal. Em Provérbio 8:13 se lê: "O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa o aborreço". O temor a Deus deve levar o cristão a afastar-se do mal e abondonar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos.
2. DEDICAÇÃO:
A sabedoria é concedida à pessoa que percebe o seu valor e que por isso a busca com diligência. O sábio aprende através do ensino e da disciplina da parte de Deus; ele acata os dos pais e de outras pessoas e considera a sabedoria de Deus mais valiosa do que a prata, o ouro, ou jóias preciosas. "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela" (Pv 3:13-15). Somente à medida que a sabedoria de Deus entrar em nosso coração, isto é, em nossos motivos, desejos e pensamentos interiores - é que produzirá vida e poder para vivermos uma vida de retidão e para anunciarmos o evangelho verdadeiro e resgatar vidas para o reino dos céus. Para isso, é necessário que o Espírito da verdade opere em nossa alma, fazendo com que os mandamentos e caminhos de Deus tornem-se um deleite para nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o tema. É desse jeito que se adquire a verdadeira sabedoria. Parabéns!