quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O PODER DA PALAVRA

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.Não deis lugar ao diabo.Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que ouvem". (Efésios 4:24-29)
Precisamos parar para pensar sobre os perigos e males que uma conversa maldosa pode causar como efeito nagativo ao povo de Deus e ao testemunho da Igreja do Senhor Jesus no mundo.
Temos que tomar muito cuidado com o que pensamos, pois a nossa vida é dirigida pelos pensamentos verbalizados por meio das palavras que proferimos. É incrível a diferença que uma simples palavra ou ação faz em nossas vidas. Com pouco esforço podemos aliviar o fardo daqueles que estão carregando o peso do mundo, ou torná-lo ainda mais pesado.
Vejamos alguns motivos que têm levado as pessoas a se afastar umas das outras:
1. O MAU USO DAS PALAVRAS
Boa parte dos problemas de relacionamentos que surgem dentro das nossas igrejas (e fora dela também) tem origem na falta de cuidado com o que falamos. Somos muito rápidos em abrir nossa boca e acabamos negligenciando a sabedoria que existe em refletir antes de falar "A morte e a vida estão no poder da língua..."(Pv 18:21), "Assim como não é bom ficar sem saber o que fazer, peca aquele que age precipitadamente" (Pv 19:2).Você pode pensar em palavras que já disse que machucaram profundamente alguém? Você se lembra de alguma vez em que uma simples palavra de encorajamento provocou a cura de feridas profundas? Lembre-se do que Tiago fala sobre o podr da língua para destruir ou sarar (Tg 3:9-12).
2. O MAU EFEITO DAS PALAVRAS
As palavras têm o poder de criar situações, de modificar ambientes, de alegrar, de entristecer, de aproximar ou afastar as pessoas. Podem significar a valorização de alguém ou a sua completa desmoralização.Nossas palavras têm poder incrível para dar vida ou morte. Podem ser placas sinalizando o caminho para a vida eterna, ou podem encaminhar pessoas direto para o inferno.
3. O MAU CONTROLE DAS PALAVRAS
Se deixarmos as palavras saírem sem qualquer tipo de controle, poderemos nos arrepender logo depois; uma vez faladas, as palavras percorrem os seus próprios caminhos, saem do nosso controle e produzem efeitos para os quais não estamos preparados.
Tenha cuidado comn o que você diz, pois as suas palavras podem estar distanciando os irmãos uns dos outros. "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo". (Pv 16:24).
Que nossas palavras sejam para atrair pessoas para Jesus e que o uso da nossa língua seja para encorajar, nunca para desanimar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a Palavra têm poder para abençoar ou amaldiçoar. Ela tanto edifica como prejudica. Excelente texto. Deus o abençoe; que o Espírito Santo continue te inspirando durante a elaboração dos seus tópicos.